Unilever Health Institute

Olá, se você já tem cadastro, faça o login (ou cadastre-se)

09/03/2012

Importância do zinco na infância

O estado nutricional adequado deste elemento-traço proporciona menor risco de resistência à insulina


Considerando o importante papel do zinco na síntese e ação da insulina, pesquisadores de uma universidade de Madrid investigaram a relação entre a inadequação do consumo de zinco e o risco de resistência à insulina em 357 crianças em idade escolar. Os resultados foram publicados na edição de fevereiro do British Journal of Nutrition.

O método para avaliação do consumo alimentar utilizado foi o diário alimentar de três dias. Foram tomadas medidas de peso, altura, circunferências da cintura e do quadril e dosadas as concentrações séricas de glicose em jejum, insulina e zinco. A resistência à insulina foi determinada pelo método HOMA (Homoeostasis Model Assessment).

Os resultados da pesquisa demonstraram que as crianças com deficiência de zinco (11,5% da amostra) tinham valores de HOMA significativamente mais elevados do que as crianças com concentração sérica de zinco adequada. O risco de apresentar resistência à insulina mostrou ser maior conforme o aumento da idade, do Índice de Massa Corporal (IMC)e da magnitude da deficiência de zinco. A prevalência de resistência à insulina na amostra foi de 6,5%.

Além disso, observou-se uma relação inversa entre os valores de HOMA e a densidade de zinco da dieta. Ressalta-se que 89,4% das crianças incluídas no estudo apresentaram ingestão de zinco inferior à quantidade recomendada, que é de 10 mg/dia para crianças menores de 10 anos e de 12 mg/dia para meninas e 15 mg/dia para meninos com mais de 10 anos.


Com os resultados da análise, conclui-se que o aumento da ingestão dietética de zinco, ao proporcionar valores adequados deste micronutriente na circulação, poderia melhorar o estado nutricional e de saúde das crianças, contribuindo para a redução do risco de resistência à insulina.


Para acessar, basta se cadastrar em nosso site e clicar em downloads Importância do zinco na infância


Referência:

Ortega RM, Rodríguez-Rodríguez E, et al. Poor zinc status is associated with increased risk of insulin resistance in Spanish children.Br J Nutr 2012; 107(3): 398-404.

CURTIU O SITE? COMPARTILHE COM
SEUS AMIGOS!

A ciência por trás das marcas